Rua João Ranieri, 1159 - Guarulhos-SP 11 2546-7923 11 3428-4548 11 2545-7815

UROTUNEL – Galvanização no Túnel sob o Canal da Mancha

Gostou? compartilhe!

UROTUNEL – Galvanização no Túnel sob o Canal da Mancha

Considerada a maior obra de engenharia do século XX

GALVABRAS

 

Objetivo:

Ligar o reino Unido à França por uma via seca (terrestre)

GALVABRAS

Histórico:

  • Tempo de construção: 7 anos
  • Quantidade de material galvanizado por imersão a quente: 30.000 ton
  • Tipos: milhões de peças de diferentes tamanhos e formatos
  • Consumo de Zinco SHG: 2.500 ton
  • Início: novembro/1986
  • Término: maio/1994
  • Inaugurado pela Rainha Elizabeth II (Inglaterra) e por François Mitterrand (França)

Vantagens: Objetivos: Proteger todas as peças de aço contra a corrosão, garantindo a performance não só durante o período de construção e instalação da obra, mas muitos anos posteriores, em um ambiente altamente agressivo

Principais vantagens: a) Confiabilidade de um processo industrial (seguindo normas internacionais – padronização dos itens da obra) b) Custo/benefício (relação performance/preço) c) Alta resistência à corrosão d) Excelente resistência ao impacto

Concepção do projeto:

Projetado para 4 tipos de vagões destinados a transportar: a) Veículos de passeio b) Veículos pesados de transporte de cargas c) Passageiros em geral d) Vagões de carga - Velocidade máxima: 160 km/h - Tempo de travessia: 35 minutos - Instalação de duas grandes áreas técnicas nas entradas e saídas dos túneis

GALVABRAS GALVABRAS

Dois terminais de embarque e desembarque de veículos: a) Calais na França b) Folkstone na Inglaterra  

Construção de 2 túneis paralelos principais, com as dimensões:a) Profundidade do fundo do mar – de 25 a 45 m b) Profundidade máxima do nível do mar: 100m c) Extensão – 50 km (39 km abaixo do mar) d) Diâmetro – 7,5 m Construção de 1 túnel de serviço localizado entre os 2 túneis principais A cada 375 m há uma passagem ligando o túnel de serviço aos principais A cada 375 m há sistemas mecânicos de dutos de alívio, com o objetivo de melhorar a distribuição de pressão do ar interno dos túneis 3 estações de bombeamento submersas permitem a retirada de qualquer vazamento de água 200 salas técnicas ao longo dos túneis contêm todos os sistemas de comando e controle elétrico, de iluminação, de comunicação, de ventilação, de sinalização, etc Todas as passagens que ligam os túneis possuem portas móveis

  • 3.500 cabines elétricas
  • 500 km de tubulação
  • 40.000 suportes de catenárias
  • Milhões de parafusos e porcas
  • Centenas de quilômetros de eletrocalhas
  • Centenas de trilhos de segurança, sinais de tráfego, postes de iluminação
  • Estações de bombeamento, instalações de manutenção, lavagem de equipamentos
  • Bilheterias, prédios de controle de inspeção, de serviços em geral (lojas, restaurantes, etc)

GALVABRAS GALVABRAS GALVABRAS

Proteção dos equipamentos contra a corrosão Total de aço nos 3 túneis e áreas técnicas: 30.000 ton (excluindo-se os próprios trens)

  • Ambiente das instalações: agressivo (alta salinidade)
  • Duas especificações técnicas diferentes:
  • Equipamentos necessários à construção da obra (provisórios)
  • Equipamentos permanentes dos túneis, áreas técnicas e terminais (definitivos)
  • Umidade relativa do ar: 95 a 100%
  • Temperatura: 20 a 35°C
  • Permanente névoa salina
  • Vazamento de água do mar
  • Lama oleosa

 GALVABRAS GALVABRAS

Galvanização de todos os materiais possíveis por imersão a quente, com o posterior pintura em alguns trechos, com osseguintes objetivos:

a) Proteção de 3 a 4 anos, durante a construção dos túneis, dos pequenos equipamentos, suporte de catenárias, eletrocalhas, centenas de acessórios, suporte de cabos para levar iluminação até a linha de frente de trabalho, etc b) N ão liberação de gases tóxicos em caso de incêndio c) Confiabilidade de um processo normatizado internacionalmente d) Rela ção custo/benefício e) Excelente resistência ao impacto f) Facilidade de montagem no campo
GALVABRAS

Proteção dos equipamentos provisórios contra a corrosão

  • Total de equipamentos provisórios: 3.000 toneladas galvanizadas na França
  • Espessura mínima: 70 µm de Zn SHG (cerca de 500g/m2)
  • Comentário da equipe técnica após a inauguração da obra:

Os inúmeros equipamentos e diversos acessórios provisórios, utilizados durante a construção dos túneis, foram analisados e as medições de espessura mostraram um consumo de 10 a 15 micra de zinco, após as peças permanecerem em um ambiente muito agressivo de 3 a 4 anos. Ou seja: perda anual de 3 a 5 micra de zinco. Em vista da espessura inicial do recebimento, as peças poderiam ter permanecido por muito mais tempo no interior dos túneis, sem nenhum problema. Proteção dos equipamentos permanentes contra a corrosão

  • Galvanização por imersão a quente de todos os materiais passíveis de serem galvanizados, com posterior pintura com tinta epóxi orgânica (Sistema Duplex)
  • Elementos permanentes metálicos: 30.000 toneladas (túneis, áreas técnicas, terminais, milhares de tipos de acessórios)
  • Ênfase da permanência de construção (mínimo de 25 anos sem corrosão) e na baixa manutenção ao longo do tempo
  • Resistência ao impacto durante a construção
  • Facilidade de montagem dos equipamentos definitivos com baixo índice de retoque
  • Reparos de manutenção no galvanizado somente após vários anos de exposição
  • Excelente relação custo/benefício

 Galeria de imagens

GALVABRAS

Trem de passageiros Eurostardeixando túnel pelo lado francês

GALVABRAS

Trem de carga deixando túnel pelo lado francês

GALVABRAS

Obra realizada através da parceria entre França e Inglatera

GALVABRAS

Detalhe da construção de uma das saídas dos túneis

GALVABRAS

Trecho do Percurso

GALVABRAS

Interior da obra durante a construção

GALVABRAS

Entrada do trem de veículos de passeio Le Shuttle

GALVABRAS

 

 Saída do trem de veículos de passeio Le Shuttle

GALVABRAS

Trem de veículos pesados e caminhões

GALVABRAS

Área técnica - França

 GALVABRAS

Área técnica – Reino Unido

GALVABRAS

 Fonte: Galvanizing in the Channel Tunnel Metaleurop SA e IZA – International Zinc Association

Construção do Túnel

 



Gostou? compartilhe!

QUALIDADE GARANTIDA

A GALVABRAS conta com os melhores prazos do mercado. Conheça uma das melhores empresas de galvanização do mercado.

QUALIDADE GARANTIDA
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial GALVABRAS www.galvanizacaoafogo.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×